sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sem crise!...


Só se fala em crise. Ah, não... Agora também se fala em gripe suína. O cofre do porquinho está magro e com o nariz, digo, focinho escorrendo.
Mas tem gente que contorna a confusão com fusão.


A Volkswagen se uniu com a Porsche. Que ironia do destino. Volkswagen significa "Carro do povo" em alemão. O Porsche agora é carro do povo? Oba!! Então eu quero um...

Mas é bacana isso. Em vez de se estapear pra ver quem afunda menos, as empresas aproveitam a crise pra se unir!

A Chrysler também fez isso, se unindo com a Mercedes. E o Itau com o Unibanco. No final todos eles saem ganhando.

A gente deveria fazer como eles...

- Como assim?

Não necessariamente com a crise financeira. Mas com outras crises... Quando temos boas ideias e não conseguimos colocar em prática... O que precisamos é fazer uma fusão, unir forças com alguém que possa colaborar pro negócio ir pra frente.

Se a gente está desmotivado, tem que fazer uma fusão com alguém que nos coloque pra cima.

- Vamos almoçar pra falar do "projeto tal"? Estou precisando de uns toques!

Às vezes uma atitude como essas abre nossos olhos e coloca as coisas no lugar.

Tom Jobim era um músico espetacular. Pra fazer a maior revolução da história da música brasileira ele fez uma fusão com um poeta espetacular!

Comecei falando da fusão de duas empresas automobilísticas... Então tenho que falar um pouco do Henry Ford. (o mais resumido possível, ok?)

Em 1900 os carros eram muitos caros. Só os milionários tinham carros, pra se exibir no final de semana.

A cidade de Nova York já tinha 3 milhões de habitantes. Por dia, os cavalos deixavam um rastro de uma tonelada de esterco e 200 mil litros de urina nas ruas.

É sério.

Em 1908, Henry Ford conseguiu produzir o Modelo T. Um carro pequeno com um preço pequeno. U$ 850,00.

O carro vendeu mais do que CD da Ivete Sangalo (incluindo os piratas). Chegou nos 15 milhões! Todo mundo comprou... (Eu também compraria, mas cheguei 70 anos atrasado)

Só que, apesar de todo sucesso, faltava alguma coisa...

O Henry Ford queria fazer tudo sozinho, decidir tudo sozinho... Não ouviu conselhos de ninguém e acabou ficando estagnado.

Na GM, a estrutura era maior. Eles se preocupavam com o planejamento, a estratégia, os planos de marketing...

Ford achava tudo isso uma bobagem. O negócio pra ele era preço.

- Um carro de qualidade, com preço baixo... Todo mundo vai comprar... Pra sempre!

Era o que ele pensava.

Com uma cabeça mais aberta, o presidente da GM, Alfred Sloan, conseguiu roubar a liderança da Ford em 1931.

- Como?

Não foi feita fusão com nenhuma outra empresa. Mas ele aliou o sistema de produção que o Ford inventou com seus conhecimentos de marketing, ouviu sugestões dos colegas e do público... E percebeu que este mercado podia ir muito além do preço.

Henry Ford produziu só o Modelo T, por 20 anos! Seu foco era o produto, a velocidade da produção e o preço... A GM apostou na variedade. Criou novos tipos de carros. Mais fortes, maiores, em cores diferentes... Todo ano os modelos se atualizavam!

O lançamento do modelo novo criava uma certa insatisfação com o antigo (como acontece até hoje!)

Não dá pra tirar o mérito do Ford. Pelo amor de Deus, o cara foi um gênio...

Mas, depois da revolução que ele fez, era pra liderança do segmento ser dele pra sempre.

Ouvir outras opiniões não deixa de ser uma "fusão"... Uma parceria. Quem se abre para o que os outros sugerem e altera sua estratégia, está sendo inteligente. Usando a percepção de outra pessoa pra melhorar o seu negócio... E, melhor do que isso, criando uma vantagem pra outra pessoa também. Todos ficam motivados, todos tem ideias e todos saem ganhando. Por isso ficam motivados. E tem mais ideias e saem ganhando de novo!

Esse é o ciclo da fusão! E - já pedindo desculpas por soar piegas - o ciclo da vida também.

Agora, 100 anos depois do Modelo T, tanto a Ford quanto a GM estão sofrendo com a crise... Não entendo grande coisa de economia, mas posso dar uma ideia? Que tal uma fusão entre os dois?